Foto: Rodrigo Ziebell (Divulgação)
O ex-secretário estadual da Segurança Pública Cezar Schirmer (MDB) não é mais eleitor de Santa Maria desde o dia 12 de abril. As especulações sobre a transferência de domicílio eleitoral para Porto Alegre se confirmaram. Devido à visibilidade alcançada à frente da pasta no governo de José Ivo Sartori (MDB), Schirmer é uma aposta de um ala do MDB para concorrer à prefeitura da Capital. O nome dele, inclusive, já aparece nas pesquisas feitas sobre a disputa eleitoral em Porto Alegre.
Cezar Schirmer pode mudar domicílio eleitoral para Porto Alegre
O outro nome do MDB cogitado para concorrer é o atual deputado estadual Sebastião Melo (MDB), ex-vice-prefeito da Capital e que disputou o segundo turno com o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Contudo, há resistência ao seu nome dentro do partido. No caso de Schirmer, ele deve ter a garantia do MDB de que será o candidato nas eleições de 2020 para ter transferido o título.
Com a decisão, o ex-secretário está fora do páreo na disputa pela prefeitura de Santa Maria, mas o MDB deverá ter candidatura própria. Os nomes cotados são do atual secretário da Saúde, Francisco Harrisson, Dr.Francisco, da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, dos vereadores Adelar Vargas (MDB), Bolinha e João kaus e do ex-vereador e ex-secretário Tubias Calil. Apesar de ter mais de uma opção dentro do partido, o MDB observa o cenário, sonha e garimpa um nome de fora para apresentar de candidato.